quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Conteúdos de Artes 1º



Os vários tipos de arte

A arte tem várias vertentes:
1ºarte - Música
2ºarte - Dança
3ºarte - Pintura
4ºarte - Escultura
5ºarte - Teatro
6ºarte - Literatura
7ºarte - Cinema
8ºarte - Fotografia
9ºarte – BD (Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos)
10ºarte - Jogos de computador e de video
11ºarte - Arte Digital

As últimas quatro vertentes foram consideradas arte à muito pouco tempo


Arte rupestre
Há milhares de anos, o homem deixou imagens gravadas ou pintadas em rochas e cavernas que representavam o seu cotidiano e vida das comunidades locais.
Essa manifestação artística é chamada de arte rupestre e pode ser encontrada em abrigos, cavernas, paredes e tetos rochosos, ou até em superfícies rochosas ao ar livre, em épocas pré-históricas (algumas datadas de 40.000 a.C).
  • Pinturas Rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco
No Brasil, as pinturas e gravuras mais antigas, que chegam a ter 12.000 anos, foram encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara, região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos e esboços de animais, pessoas, plantas e objetos. Muitas vezes mostram cenas da vida cotidiana e cerimônias de culto.
Em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, existem mostras de arte rupestre também muito antigas, de cerca de 10.000 anos. São cenas de caça com uso de flechas e de armadilhas para apanhar animais, redes grandes com peixes, retratando a dinâmica do dia-a-dia de povos antigos.
Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia, Naspolini e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Norte, diversos sítios foram encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade.